• Como é efetuada a identificação nas dependências da ECG?

    O crachá de identificação, entregue no início das aulas, é de uso obrigatório nas dependências da Escola de Contas e Gestão. Ao final de cada dia de aula, o aluno deverá devolvê-lo na recepção.

  • Como é fornecido o material didático?

    O material didático poderá ser enviado pela ECG por e-mail ao aluno ou entregue no início de cada curso. Ficará a critério do professor a distribuição de material complementar.

  • Como o servidor deve se inscrever via fax?

    a) A Escola disponibilizará em seu site na internet a programação de atividades disponíveis com as respectivas datas de inscrição. b) O servidor deve checar a programação e selecionar, respeitando os pré-requisitos necessários e as normas estabelecidas, a atividade e a data que lhe interessa. c) Antes de iniciar o processo de inscrição, o servidor interessado deverá consultar a viabilidade de participação junto à chefia imediata e, se necessário, junto à chefia superior. d) Após autorização concedida, o servidor deve retornar ao site e confirmar sua inscrição, entrando com seu CPF, baixando o formulário necessários para o cadastro (caso não esteja acdastrado) ou inscrição, preenchendo completamente e enviando via fax para a secretaria da Escola. e) Em seguida, se o interessado for servidor municipal, deverá solicitar ao Representante Municipal que valide sua inscrição junto à ECG/TCE-RJ , encaminhando ofício, no prazo determinado, confirmando a sua inscrição. f) Em se tratando de servidor do TCE-RJ ou do Estado, o interessado deverá solicitar à chefia máxima do órgão ao qual pertence que encaminhe o ofício de confirmação da inscrição. g) Depois de recebida a inscrição, verificado os requisitos necessários, a Escola comunicará ao servidor a aceitação ou rejeição da inscrição.

  • Como o servidor municipal deve se inscrever via internet?

    1 - Para se inscrever é necessário que o servidor esteja cadastrado no site da Escola. 2 - A Escola disponibilizará em seu site na internet a programação de atividades disponíveis com as respectivas datas de inscrição. 3 - O servidor deve checar a programação e identificar a atividade e a data que lhe interessa, certificando-se de que atende aos pré-requisitos necessários e às normas estabelecidas,. 4- Antes de iniciar o processo de inscrição, o servidor interessado deverá consultar a viabilidade de sua participação, junto à chefia imediata, e se necessário junto à chefia superior. 5 - Após autorização concedida, o servidor, deve retornar ao site, entrar com o CPF e a senha e efetuar sua pré-inscrição, através do link Programação. 6 - Em seguida deverá solicitar ao Representante Municipal que valide sua inscrição junto à ECG/TCE-RJ. 7 - O Representante Municipal, deve aguardar o fim do período da pré-inscrição para validar os requerimentos de inscrição e priorizar a participação dos candidatos. 8 - Auxiliado pelo Representante Municipal, a autoridade competente irá emitir e encaminhar ofício à ECG, com a relação dos servidores que efetuaram a pré-inscrição, em ordem de preferência de participação. 9 - Depois de recebida a solicitação e verificados os requisitos necessários, a Escola comunicará ao servidor a aceitação ou rejeição da sua inscrição.

  • Como os demais servidores (Estaduais e do TCE-RJ) devem se inscrever via internet ?

    1 - Para se inscrever é necessário que o servidor esteja cadastrado no site da Escola. 2 - A Escola disponibilizará em seu site na internet a programação de atividades disponíveis com as respectivas datas de inscrição. 3 - O servidor deve checar a programação e identificar a atividade e a data que lhe interessa, certificando-se de que atende aos pré-requisitos necessários e às normas estabelecidas, 4 - Antes de iniciar o processo de inscrição, o servidor interessado deverá consultar a viabilidade de participação junto à chefia imediata e, se necessário, junto à chefia superior. 5 - Após autorização concedida, o servidor, deve retornar ao site, entrar com o CPF e a senha e efetuar sua pré-inscrição, através do link Programação. 6 - A autoridade competente irá emitir e encaminhar ofício à ECG, com a relação dos servidores que efetuaram a pré-inscrição e devem participar do curso. 7 - Depois de recebida a solicitação e verificados os requisitos necessários, a Escola comunicará ao servidor a aceitação ou rejeição da sua inscrição.

  • Em que consiste a Rede de Representantes Municipais?

    Para estabelecer uma comunicação mais efetiva entre as prefeituras, as câmaras municipais e a ECG, foi criada a Rede de Representantes Municipais, composta por servidores indicados pelos prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

  • O que é o Plano Anual de Capacitação?

    Para atingir os objetivos propostos, a ECG organiza seu Plano Anual de Formação e Capacitação, que sintetiza todos os programas, projetos e atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano, voltados para a formação, a qualificação e o aperfeiçoamento dos servidores nas áreas de conhecimento relacionadas à missão do TCE-RJ. Essa ações se refletem em cursos de curta, média e longa duração, bem como em encontros, seminários e outros eventos de disseminação do conhecimento. A ECG disponibiliza no seu site o cronograma relativo a essas ações, indicando o seu público-alvo, que pode ser constituído por servidores do TCE-RJ e servidores dos órgãos e entidades jurisdicionados estaduais e municipais

  • Onde posso obter mais informações?

    Para maiores informações utilize o link "Contato"do site.

  • Quais as atribuições dos Representantes Municipais?

    Entre outros, o Representante Municipal terá os seguintes compromissos: a) listar, em conjunto com as chefias, os nomes dos servidores que desejem participar e que atendam aos pré-requisitos estabelecidos para os cursos oferecidos; b) validar, junto à Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, a inscrição dos servidores selecionados/interessados, observando o período pré-estabelecido, as condições e todas as normas instituídas; c) certificar-se quanto à existência de autorização da chefia, relativa ao servidor que vai participar do curso, e das condições necessárias para que ele participe (diárias, transporte etc). d) divulgar junto aos servidores, com o conhecimento das respectivas chefias, o período, local de realização e horário dos respectivos cursos; e) comunicar, em tempo hábil ao TCE-RJ, possíveis alterações de inscrições; f) manter contato com o TCE-RJ, no período de realização do curso, para efeito de acompanhamento da frequência dos servidores previamente inscritos; g) manter arquivo com nome, matrícula, setor em que o servidor atua, e registrar os cursos em que ele participou

  • Quais são os deveres dos alunos da ECG?

    São deveres dos alunos: a) zelo pela ética; b) assiduidade e pontualidade; c) realização das tarefas determinadas com empenho e responsabilidade; d) contribuição aos debates ocorridos; e) aprovação nas avaliações aplicadas; f) tratar com respeito e urbanidade os demais alunos e os funcionários da Escola de Contas.

  • Quais são os direitos dos alunos da ECG?

    São direitos dos alunos: a) utilizar os serviços administrativos e técnicos oferecidos pelos diferentes segmentos da estrutura organizacional da Escola de Contas e Gestão, que julgar necessários ao fiel cumprimento das atividades de aprendizagem; b) recorrer de decisões dos órgãos deliberativos ou executivos; c) requerer vista e revisão de prova na forma do regimento / estatuto / deste manual; d) participar das atividades e eventos promovidos pela Escola de Contas e Gestão.

  • Quais são os horários das aulas?

    Manhã 1ª. aula ? 9h às 9h 50 min 2ª. aula - 9h 50min às 10h 40 min intervalo - 10h 40min às 10h 50 min 3ª. aula - 10h 50min às 11h 40 min 4ª. Aula -11h 40min às 12h 30 min almoço- 12h 30min às 13h 30 min Tarde 1ª. aula ? 13h 30min às 14h 20 min 2ª. aula - 14h 20min às 15h 10 min intervalo - 15h 10min às 15h 20 min 3ª. aula - 15h 20min às 16h 10 min 4ª. Aula -16h 10min às 17h

  • Quais são os métodos de inscrição em curso?

    Podem existir cursos com inscrição via internet ou via fax

  • Quais são os objetivos da ECG?

    a) Promover formação, reciclagem profissional, aperfeiçoamento e especialização dos quadros da administração pública e demais agentes interessados. b) Desenvolver programas com conteúdo básico, voltados para o aprimoramento das atividades profissionais e técnicas, e para a difusão de competências comportamentais, de gestão pública e do macrocontexto, a fim de assegurar o atendimento das necessidades do TCE/RJ, bem como das esferas municipal e estadual. c) Organizar e administrar a realização de cursos de curta duração, para a divulgação de temas específicos; cursos de aperfeiçoamento ou atualização, para transmitir conceitos, práticas operacionais, ferramentas de gestão e controle; cursos customizados, para atender demandas específicas; cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu voltados para formação, aprimoramento e especialização profissional na área de administração pública. d) Promover inovação da gestão pública através da geração e disseminação do conhecimento nas diversas áreas de governo e) Atualizar, reciclar e ensinar novas tecnologias que favoreçam a excelência no exercício do controle externo. f) Incentivar a produção científica em matérias de interesse da administração pública, bem como realizar estudos, análises e pesquisas técnicas e científicas relacionadas aos temas de gestão pública. g) Fomentar e promover a criação, publicação, divulgação e organização de trabalhos produzidos pelos alunos e professores da Escola e pelos servidores do Tribunal de Contas. h) Promover e organizar conferências, simpósios, seminários, palestras sobre questões relacionadas com as técnicas de controle da administração pública e outros temas relevantes da gestão pública. i) Organizar e administrar a biblioteca e o centro de documentação, nacional e internacional, sobre doutrina, técnica e legislação pertinentes ao controle e questões correlatas. j) Organizar e editar a Revista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e sua divulgação, sob a supervisão do Presidente do Tribunal. k) Coordenar e executar todas as tarefas com vistas à proposição das Súmulas de Jurisprudência do TCE e sua revisão. l) Promover disseminação do conhecimento e da prática acumulada da Instituição Tribunal de Contas; m) Dinamizar e integrar o trabalho cooperativo e colaborativo com outras instituições de ensino e pesquisa, visando estruturar-se como uma organização em rede.

  • Qual é o aproveitamento mínimo para aprovação em curso?

    Concluirá o curso o aluno que: 1.Obtiver nota mínima de 6,0 (seis) nas provas e trabalhos realizados, conforme determinação do docente. 2.Obtiver frequência igual ou superior a 75% do total da carga horária do curso. As notas variam de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), não havendo fração inferior a 0,5 (meio ponto) O aluno deverá cuidar para que suas faltas situem-se no limite de 25%. Abonos de falta serão decididos de forma soberana pela ECG.

  • Qual o limite de tolerância para atraso?

    No turno da manhã, o participante do curso só entrará na sala de aula até às 9h50min e no da tarde, até às 14h20min. Após esses horários, deverá dirigir-se à Secretaria para assinar a lista de presença, na qual constará o horário de chegada e, após, dirigir-se à sala para assistir ao curso. O aluno deverá ficar atento a este fato em razão da necessidade de cumprimento da carga horária mínima estabelecida para que faça jus ao recebimento do Certificado de Frequência e Aproveitamento.

  • Quem pode participar?

    Podem participar dos eventos realizados pela ECG : servidores do TCE-RJ, servidores de órgãos e entidades jurisdicionados do Estado do Rio de janeiro e servidores de órgãos e entidades jurisdicionados dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Será dada preferência para participação aos servidores que integrem o quadro efetivo dos órgãos e entidades jurisdicionados. Os participantes/alunos dos diversos cursos constituem o corpo discente da ECG, com direitos e deveres a observar.